ES EN PT
Córdoba, Argentina
Cordoba al Pais
Exportadores de Córdoba

A Argentina pisa forte no Vale do Silício

15/12/2017

A Argentina pisa forte no Vale do Silício


Empresários do setor tecnológico junto a autoridades do Governo Provincial, o Córdoba Cluster Technology e AmCham Argentina, participaram de uma Missão Comercial ao Vale do Silício, grande centro de pesquisa em tecnologia e cibernética, situado nas proximidades da cidade de São Francisco, Califórnia.  

O objetivo desta missão foi conhecer, por dentro, o ecossistema tecnológico mais importante do mundo. As empresas e autoridades que participaram tiveram a possibilidade de conhecer o funcionamento interno das startups que operam a nível mundial, estabelecer contatos e gerar vínculos. 

O Presidente da ProCórdoba, Jorge Marcotegui, comentou sobre a experiência vivida ao percorrer as diversas entidades, instituições e empresas onde a liderança proativa combinada com a tecnologia procuram melhorar os serviços governamentais, a comunidade e a vida dos clientes da cidade: 

“Foi uma experiência enriquecedora, a interação entre os setores público-privado, foi olhar para o futuro. Confirmamos que nosso país tem um potencial humano incrível, visitamos startups argentinas radicadas neste ecossistema do Vale do Silício. Além disso, em todas as empresas estadunidenses, fomos recebidos por executivos argentinos que desempenham seus cargos com muito sucesso. Foi uma viagem ao futuro próximo, à meca do conhecimento”. 

Por outra parte, Walter Abrigo, Manager Geral de Santex, disse:

A missão ao Vale do Silício foi altamente positiva, já que foi possível conhecer o ecossistema mais inovador do mundo e como estão vinculados eficientemente aos atores do mesmo (Governos, Empreendedores, Empresa e Academia). Os empresários que tenham a possibilidade de percorrer este centro tecnológico, sem lugar a dúvidas, vai modificar suas estruturas de pensamento sobro como devem se vincular com o ambiente, de tal modo de inovar sua indústria e aumentar as expectativas de vida da sua organização. Por outro lado, estas instâncias permitem que os empresários e o setor público se conheçam em profundidade, possibilitando um networking com novas oportunidades. Particularmente, ao representar às companhias Santex e Incutex, pude validar que, ainda há uma diferença de escala importante, mas o caminho que estamos percorrendo é o adequado. Geramos acordos incipientes com algumas das companhias que visitamos bem como com companhias locais com as quais compartilhamos a viagem”.

Diego Cotsifis, representante da empresa Enrear, comentava:

"A missão foi um sucesso, em todos os aspectos. A delegação foi composta por um grupo bem interessante, a diversidade foi a chave. Intercambiamos pensamentos, ideias, problemáticas, etc. Do ponto de vista das visitas, o valor esteve na abertura mental gerada: novas metodologias de trabalho, como encarar desafios, etc. Obtive muitas ideias para implementar na nossa empresa e volto com um grupo de colegas incrível. Será nossa missão tratar de transmitir à sociedade o que vivemos lá. Obrigado Amcham e Cluster Tecnológico Córdoba por organizar a missão, obrigado às autoridades do Governo, Agência ProCórdoba por sua visão inovadora, apoiando estas iniciativas".

Durante a missão no estado da Califórnia, a delegação visitou no Vale do Silício, no Departamento de Tecnologia de São Francisco, Globant, uma companhia de tecnologia argentina que conseguiu seu lugar ao sol neste centro de pesquisa. Além disso, 500 startups, um dos venture capital mais importante da região, com mais de 300 milhões de dólares de capital. Visitaram importantes empresas tais como Airbnb, Cisco, Tesla e Autodesck, entre outras. O percurso incluiu a imponente Universidade de Stanford, uma das universidades mais renomadas do mundo. 

A delegação esteve composta pelas seguintes autoridades do Governo Provincial: Ministro da Indústria, Comércio e Minas, Roberto Avalle, Ministro da Ciência e Tecnologia, Walter Robledo, Presidente da Agência Córdoba Inovar e Empreender, Mario César Cuneo e o Presidente da Agência ProCórdoba, Jorge Marcotegui. 

A Agência ProCórdoba deu assistência durante a missão às seguintes empresas e instituições: Umbrella S.A., Santex, Enrear, Machinalis, Translation Back Office S.A., Grupo Galmes SRL, RF Mega Service, Córdoba Cluster Technology e Universidad Blas Pascal


Ver todas as notícias
Partners ProCordoba