ES EN PT
Córdoba, Argentina
Cordoba al Pais
Exportadores de Córdoba

Assistência Humanitária: Novas Oportunidades Comerciais

05/10/2017

Assistência Humanitária: Novas Oportunidades Comerciais

A Agência ProCórdoba junto ao Ministério da Indústria, Comércio e Minas, ao Ministério de Relações Exteriores e Culto da República Argentina; e ao Conselho Federal de Investimentos, realizaram as "II Jornadas Internacionais e Exibição de Assistência Humanitária e Setor Privado".

Com relação ao evento, a Gerente de Cooperação e Relações Internacionais da ProCórdoba, Viviana Arias, manifestou:

“Um dos principais objetivos deste encontro é posicionar a Córdoba como um hub referente na América do Sul. Trabalhamos para poder envolver cada mais empresas oferecedoras de produtos, serviços e soluções vinculadas a este mercado. São mercados especializados e precisamos gerar consciência da importância do tema. Nesta oportunidade, convocamos a importantes organismos de nível internacional, nacional, estadual e municipal. A intenção é que nossas empresas possam se sentar à mesa de igual para igual com as Nações Unidas, Capacetes Brancos, FAO, Unicef e outros organismos. Estamos bem conformes com os resultados, cumprimos os objetivos”.

O evento foi realizado em duas jornadas de palestras no Hotel Holiday Inn da Cidade de Córdoba e contou com a participação de empresas expositoras e destacados palestrantes de nível nacional e internacional, entre eles, o Diretor da Divisão de Aquisições das Nações Unidas, Dmitri Dovgopoly, quem foi gratamente surpreendido pela capacidade produtiva da província:

“Nestas jornadas, tive a possibilidade de conhecer às empresas e os produtos que oferecem são interessantes. Considero que os fornecedores da Argentina são muito competitivos, têm muito mais para oferecer e continuaremos o trabalho em conjunto".

Por outro lado, o Subsecretário de Gestão Integral de Risco de Desastres do Ministério de Segurança da Nação, Marcelo Rozas Garay, enfatizou a importância de visibilizar a temática da assistência humanitária e as necessidades geradas pela emergência em todas as suas etapas (prevenção, resposta à crise e reabilitação) requerem de um grande esforço do setor privado:

“Há muito potencial na província. Agradeço o convite pelo segundo ano consecutivo e parabenizo a ProCórdoba pela organização deste tipo de eventos”.

Mariano Goicoechea e Garayar, Vice-Presidente da Comissão Capacete Brancos – Ministério das Relações Exteriores e Culto-, agradeceu o convite e expôs:

“Parece ser uma boa oferta a existente na província de Córdoba. Muitas PMEs dependem da sua capacidade de exportar e estas jornadas vinculam os diferentes setores, ajudam a nos aproximarmos e a nos conhecer, resultando em mais produção, trabalho e melhores condições de vida para os argentinos”.

O titular da empresa Inforest SRL e membro do Grupo SEA, Miguel Peláez, participou do evento como expositor e destacou uma maior participação de empresas vinculadas ao setor de distintos países:

“Ter acesso à máxima autoridade de Aquisições das Nações Unidas é muito importante para nós, como empresários, e seria impossível conseguir sem a ajuda da ProCórdoba. O mesmo acontece com o pessoal dos Capacetes Brancos ou da Bolívia e Uruguai. É valiosíssimo poder falar com estas personalidades em um ambiente descontraído. A ProCórdoba tem sido um apoio fundamental por sua pré-disposição e o vínculo que geramos é muito fluido”.

Esta segunda edição das Jornadas de Assistência Humanitária e Setor Privado também contou com a presença de:

- Isidro Duran Torres Fontes, oficial de Aquisições da Divisão de Compras de Nações Unidas Nova York.

- Andrea Chiappini, Diretora Nacional de Relações Institucionais. Secretária de Proteção Civil e Abordagem Integral de Emergências e Catástrofes. Ministério de Segurança da Nação. 

- Claudio Vignetta, Secretário de Gestão de Risco Climático e Catástrofes. Ministério de Governo. Governo da Província de Córdoba.

- Enrique Bruno Camacho, Secretário de Segurança Cidadã do Governo de Santa Cruz de la Sierra. 

- Alberto Elías Magluf, Diretor da Divisão de Abastecimento do Escritório Nacional de Emergência do Ministério do Interior e Segurança Pública ONEMI (Chile).

- Comissário Martin Bogao, Direção Nacional de Bombeiros. Ministério do Interior (Uruguai).

- Mario Alberto Lanfri, responsável pela Unidade Emergências Ambientais e Consultoria de Aplicações Espaciais em Alerta e Resposta Precoce a Emergências, CAEARTE. Centro Espacial Teófilo Tabanera. Córdoba (Argentina).

- Gaston Hantouch, Coordenador de Logística Humanitária. Direção de Resposta a Emergências e Desastres. Cruz Roja Argentina.

- Abel Barros, Assistente de Administração e Suprimentos. UNICEF Escritório Argentina.

Ao finalizar o evento, Roberto Rossotto, Gerente Geral da ProCórdoba expressou seu agradecimento às autoridades e empresas expositoras, cuja presença posiciona a Córdoba como fornecedor referente em temas de assistência humanitária a nível mundial. Também destacou:

“Considero muito importante que as empresas argentinas saibam mais sobre o setor e possam contagiar o interesse para outros parceiros gerando mais e melhores negócios. Também será importante que estejam dispostos a adaptar seus produtos e serviços às necessidades dos diferentes organismos e mostra-los sem esperar que sejam solicitados”.

Tenha acesso a mais informação sobre nosso serviço de Assistência Humanitária e Setor Privado clicando aqui


Ver todas as notícias
Partners ProCordoba