ES EN PT
Córdoba, Argentina
Cordoba al Pais
Exportadores de Córdoba

Córdoba representa 15% das exportações argentinas

10/11/2016

Córdoba representa 15% das exportações argentinas

Desde a área de Informação Técnica e Comercial da Agência ProCórdoba, informamos que as exportações da província de Córdoba atingiram 4.373 milhões de dólares durante o primeiro semestre de 2016, representando 15% das exportações da Argentina.

Este valor significou uma queda de 0.36% em termos nominais. Porém, em termos de volume, mostraram um aumento de 22%.  Esta evolução aconteceu em um contexto de estancamento no comércio internacional, causado principalmente pela desaceleração do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e do comércio em economias em desenvolvimento como China e Brasil.

Esses países representam 13% e 11% do destino das exportações da província e constituem nossos principais sócios comerciais. De acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC). A demanda de importações nas economias em desenvolvimento diminuiu 3.2% durante o primeiro trimestre, recuperando-se levemente durante o segundo trimestre do ano, 1.5%. As economias desenvolvidas evidenciaram um crescimento de 0.8% durante o primeiro trimestre, para finalmente cair no segundo trimestre.

O estancamento em termos nominais das exportações de Córdoba, foi principalmente explicado pelo desempenho das exportações de Manufaturas de Origem Industrial (MOI), que diminuíram 32%. Esta queda foi atenuada pelo aumento nas exportações de origem agropecuário, que atingiram 2098 milhões de dólares, representando 48% das exportações totais da província.

Quanto ao destino das exportações de Córdoba, 18% estiveram concentradas nos países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), seguidas pela União Europeia com 16%. Adicionalmente, as exportações a estas regiões experimentaram um crescimento de 5% e 19%, respectivamente.

Por outra parte, as exportações dirigidas ao Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e China caíram 34% e 24%, representando cada uma destas regiões 13% das exportações de Córdoba. A queda nas exportações ao MERCOSUL é explicada primordialmente pela retração das exportações de manufaturas de origem industrial destinadas ao Brasil, país ao que se destina 55% das exportações deste setor. Enquanto a queda na China é explicada pela queda das   exportações de produtos primários, onde se destina 29% das exportações deste setor.

Tenha acesso ao relatório completo sobre as Exportações do primeiro semestre da Província de Córdoba clicando aqui

 


Ver todas as notícias
Partners ProCordoba