ES EN PT
Córdoba, Argentina
Cordoba al Pais
Exportadores de Córdoba

Encerramento com sucesso da Primeira Rodada de Negócios Internacional "América Central 2016"

10/11/2016

Encerramento com sucesso da Primeira Rodada de Negócios Internacional

A Agência ProCórdoba encerrou com sucesso a Primeira Rodada de Negócios Internacional “América Central 2016" realizada no Centro de Evento & Convenções do Dinosaurio Mall, em conjunto com a Câmara de Comércio Exterior de Córdoba, com o Conselho Federal de Investimentos e com as áreas de Comércio Internacional das províncias de Santa Fe e Entre Ríos. As reuniões de trabalho, contaram com a participação de 90 empresas da Região Centro Argentina e 11 Operadores de Guatemala, El Salvador e Panamá. Foram realizadas 235 reuniões comerciais.

Em simultâneo com a Rodada de Negócios Internacional, foram realizadas diversas atividades, tais como, a Mesa de Trabalho entre Províncias da Região Centro, mediante o compromisso e coordenação em conjunto das áreas do Comércio Exterior de Entre Ríos, Santa Fe e Córdoba e dos Adidos Comerciais argentinos na América Central. Cabe destacar que esta atividade foi a terceira missão inversa, trabalhando-se com setores complementários da produção regional.  Realizou-se, também, a Oficina de Compras Públicas do Banco Centro-americano de Integração Econômica (BCIE) e do Ministério de Saúde de El Salvador.

Roberto Rossotto, Gerente Geral da Agência ProCórdoba, manifestou que estavam muito satisfeitos pela magnitude do encontro, precisando:

"É a primeira Rodada de Negócios Internacional onde uma região comercial particular foi convocada, a América Central, a nosso critério bem importante para as empresas cordobesas. É um destino visitado por empresas da nossa província e que teve, nos últimos anos, certos inconvenientes quanto ao comércio exterior. A intenção é retomar o contato e a participação, os setores demandantes na rodada são alimentos, autopeças, setor de medicamentos e instrumental médico, máquinas e ferramentas, entre outros. As empresas locais que estão participando, em sua maioria, tiveram a oportunidade de comercializar no exterior. As que ainda não tiveram essa experiência estão à altura e com probabilidades de exportar, proximamente”.

Por outro lado, os importadores expressaram suas perspectivas logo após participar do encontro. María Guzman, representante de FooDMachine da Guatemala, expressou:

"Somos uma empresa, fornecedora de máquinas para restaurantes, açougues, padarias, bares, entre outros. Mantivemos o contato com empresas bem interessantes e que podem trazer muito benefício para nossa empresa, devemos analisar as propostas e a informação que nos será enviada, proximamente. Esperamos concretizar os negócios”.  

Luisa Siekavizza, da empresa Gourmac, comentou:

"Nossa especialidade é a matéria-prima para a indústria alimentar. Encontramos empresas com forte potencial com as quais mantemos o contato para ultimar detalhes e efetivar o intercâmbio comercial”. 

Desde El Salvador, Ronald Simons da empresa Cemcol, disse:

"Encontramos fornecedores de primeira qualidade e bom preço, a Argentina deve superar seus problemas de logística e tempo de entrega dos produtos. Esta rodada são uma grande oportunidade para conhecer e falar diretamente com a empresa”.

Foi realizada, também, a Mesa de Trabalho entre Províncias da Região Centro e Adidos comerciais argentinos na América Central: Costa Rica, Guatemala, Honduras, El Salvador, Panamá. Presidindo a reunião, esteve o Presidente da Agência ProCórdoba, Jorge Marcotegui, o Subsecretário de Promoção Comercial e Desenvolvimento de Investimentos, Ministro Marcelo Lucco, junto ao Diretor de Atenção ao Investidor, Ministro Rafael González Alemán, ambos pertencentes ao Ministério das Relações Exteriores e Culto da Nação.

O Ministro da Embaixada da República Argentina na Costa Rica, Martín Recondo, expressou sua opinião sobre esta jornada:

"A origem disto foi uma da ProCórdoba junto com a Câmara de Comércio Exterior de Córdoba, o CFI e o Governo Provincial, com o objetivo de reativar as exportações na Argentina, especialmente com a América Central. Entendemos que nos aproximar à província e comentar a modalidade do mercado costa-ricense é uma forma de tornar interessante uma visita ao nosso país, e que possam aproveitar os serviços que oferecemos. Parabenizamos à Agência ProCórdoba pelo trabalho e pelo esforço em realizar este encontro”.

A Área de Cooperação e Relações Internacionais da Agência ProCórdoba, organizou a Oficina de Compras Públicas: Banco Centro-americano de Integração Económica (BCIE) e o Ministério de Saúde de El Salvador.

Lourdes Fú, representante do BCIE, comentou sua experiência logo após sua participação:

"Esta Oficina de Compras Públicas é algo inovador, graças a esta iniciativa poderemos ajudar e guiar as empresas para a participação nas licitações. Geralmente, o que fazemos é fortalecer capacidades dos entes executores, quem são os que armam as licitações. Nesta oportunidade, estamos do outro lado da moeda, o que é igualmente importante porque as empresas devem saber o que apresentar e de que maneira, por isso estamos aqui e a inteira disposição”.

A Rodada de Negócios Internacional "América Central 2016” contou com a logística e coordenação da Área de Promoção Comercial e Cooperação e Relações Internacionais da ProCórdoba, junto com a Câmara de Comércio Exterior de Córdoba e com o Conselho Federal de Investimentos.  


Ver todas as notícias
Partners ProCordoba