ES EN PT
Córdoba, Argentina
Cordoba al Pais
Exportadores de Córdoba

Participamos do 3° Encontro da Rede Federal de Agências e Organismos de Investimentos e Comércio Internacional

09/11/2017

Participamos do 3° Encontro da Rede Federal de Agências e Organismos de Investimentos e Comércio Internacional

A Agência Argentina de Investimentos e Comércio Internacional (AAICI) reuniu em San Juan a mais de 40 representantes de províncias integrantes da Rede Federal de Agências e Organismos de Investimento e Comércio Internacional para debater estratégias que promovam investimentos e o comércio exterior nas PMEs regionais. 

Atualmente, a Rede está integrada por 18 representações provinciais (Jujuy, La Rioja, Neuquén, San Juan, Buenos Aires, Corrientes, Santiago del Estero, Salta, Tucumán, Mendoza, Chaco, Tierra del Fuego, Chubut, Córdoba, Misiones e Santa Fe) mais a Cidade de Buenos Aires.

Em representação da província de Córdoba participaram do encontro autoridades da Agência ProCórdoba, o Lic. Roberto Rossotto, Gerente Geral, e Luis Gilli, Gerente da área de Promoção Comercial.

A jornada, que teve como finalidade o intercâmbio de experiências e a posta em comum dos avanços e objetivos atingidos, faz parte das atividades que o Governo Nacional realiza dentro do Plano Produtivo Nacional com o fim de acelerar o crescimento do país e gerar mais renda e emprego. 

No marco desse evento, o Secretário de Política Econômica, Alejandro Moreno, destacou:

"O Túnel de Agua Negra é um projeto fundamental não só para a província, mas também para o mundo, porque através dele se chegará a outros mercados de uma forma mais ágil. Esta megaobra é traduzida na inclusão de San Juan no mercado mundial”. 

O encontro contou também com a presença de Martín Polo, economista chefe da AAICI, quem falou sobre a conjuntura da economia atual e as perspectivas para 2018, enquanto Aldo Javier López do Ministério de Relações Exteriores e Culto dissertou sobre a temática de negociações e tratados comerciais no contexto atual. 


Outros aspectos destacados do programa, foram a participação de Denise Cancian, gerente de Comunicação da AAICI, sobre como a comunicação pode empoderar a estratégia da Rede Federal, e a exposição de Jennifer Parra, gerente de Facilitação da Agência, sobre o relevamento de travas para uma melhor desburocratização. 


À tarde foram realizadas atividades como uma oficina de investimentos que contou com a presença de Patrick Daily, assessor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e de Fabián Ejarque, quem falou sobre como os Bancos de Projetos podem ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento de oportunidades de investimento. Foi realizado uma oficina de exportações onde foram apresentados os avanços dos programas nacionais como Buy Argentina, Buenas Prácticas Exportadoras e Mujeres Exportadoras, entre outros. 


Depois foram apresentadas as diretrizes para o plano 2018, lideradas por Juan Pablo Campetella, diretor de Coordenação Comercial; Juan Ignacio González, Coordenador de Projetos e Coordenação Comercial, e Santiago Rubio, Gerente de Indústria da AAICI.

A Rede Federal de Agências e Organismos de Investimento e Comércio Internacional, dependente da AAICI, foi criada em setembro de 2016 com o objetivo de gerar canais, processos e formatos de interação entre a Nação e as províncias para melhorar o clima de negócios, facilitar os investimentos e o comércio exterior. 

 

 


Ver todas as notícias
Partners ProCordoba