ES EN PT
Córdoba, Argentina
Cordoba al Pais
Exportadores de Córdoba

ProCórdoba encerra o ano com balanço positivo e grandes expectativas para 2017

08/12/2016

ProCórdoba encerra o ano com balanço positivo e grandes expectativas para 2017

ProCórdoba, a Agência para a Promoção das Exportações da província de Córdoba, encerro com sucesso o calendário de atividades 2016, apresentando os resultados obtidos durante este ano de grande trabalho no apoio às Pequenas e Médias Empresas (PMEs) cordobesas no seu processo exportador. 

O Presidente da Agência para a Promoção das Exportações da província de Córdoba, Jorge Marcotegui, destacou o organismo como um exemplo de sucesso na articulação público–privado, tornando-se uma verdadeira política de estado. Sobre isso, disse: 

É um orgulho ter feito 15 anos promovendo e fortalecendo a exportação cordobesa. Este ano, ajudamos a 617 empresas com mais de 1600 assistências, um dado destacado é que 61% das PMEs são do interior provincial”.

O presidente da entidade, apontou a 2016 como um ano de transição, “viemos de um longo período, onde longe de apoiar a atividade exportadora, foi desencorajada. Felizmente, com uma visão mais clara, continuamos apostando no trabalho em conjunto, conectando-nos com importantes organismos internacionais de promoção ao comércio exterior, intercambiando know how. Desenvolvemos programas, tais como o Programa IntraNacional, posicionando Córdoba como um importante fornecedor de produtos para o resto do país para alguns setores chaves da indústria cordobesa. Diante da impossibilidade de vender no exterior, as empresas puderam ter suas primeiras experiências, comercializando seus produtos com outras províncias do país. Foi um sucesso, conseguimos fortalecer nossas PMEs e trazer mais trabalho a Córdoba”.  

No evento como convidado especial, esteve presente o Presidente da IERAL, Mgter. Marcelo Capello, quem falou sobre a "Economia Mundial: vento a favor ou em contra para a Argentina em 2017?", realizando uma análise sobre a influência da política de comércio exterior dos Estados Unidos (EUA) na Argentina e em Córdoba. 

José Cisneros da empresa Metalfor e Guillermo Abratte, representante da Doble TT, comentaram sua experiência com a Agência. Abratte, destacou:

ProCórdoba é um tutor neste caminho. Quando tivemos a inquietude de expandir-nos ao mercado externo, a Agência nos deu a possibilidade de viajar junto a outros colegas que estavam com as mesmas incertezas. Através da ProCórdoba entramos em contato com empresários do país de destino, armado de agenda, através de uma inteligência comercial adaptada as nossas necessidades. O trabalho da ProCórdoba neste processo é inestimável”. 

Concluindo o balanço do ano e expressando prioridades para 2017, Jorge Marcotegui, falou sobre o trabalho realizado fomentando o associativismo: “Atualmente, a ProCórdoba coordena 12 grupos exportadores de diferentes setores, além disso, focamos em serviços especializados, procurando adaptar nossos programas às necessidades individuais de cada empresa”.

O presidente da Agência se expressou esperançado:

Temos expectativas para o que se vem, sabemos que não será fácil de encarar. Há mudanças bem significativas a nível mundial, mas temos o orgulho de ser empreendedores por vocação. Agradeço a presença do Ministro da Indústria, Comércio e Minas, Roberto Avalle, quem tem uma atitude elogiável, através do seu acompanhamento e apoio a ProCórdoba”.

Estiveram presentes no encerramento das atividades, o Ministro de Indústria, Comércio e Minas, Roberto Avalle, os gerentes da ProCórdoba, Roberto Rossotto, Viviana Arias, Daniela Huarte e Simón Blengino, o Diretório da Agência, conformado por distintas câmaras setoriais, o estado provincial, regiões e municípios do interior.

 


Ver todas as notícias

Galeria de fotos

Partners ProCordoba