ES EN PT
Córdoba, Argentina
Cordoba al Pais
Exportadores de Córdoba

Quem Somos?

Localizada no centro da República Argentina, Córdoba se constitui como um ponto estratégico para a conexão regional e a integração entre os países do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).

Sua riqueza em recursos, sua produção diversificada, sua indústria consolidada com trajetória exportadora, a disponibilidade de infraestrutura e uma importante porcentagem de população profissional e de mão de obra capacitada, a tornam o centro produtivo mais importante do interior do país.

Estas potencialidades outorgam vantagens às firmas cordobesas em suas gestões e negócios no exterior. Com o objetivo de incentivar a internacionalização de todos os setores produtivos, o Governo da Província de Córdoba criou a Agência ProCórdoba com competência em todo o relativo à promoção de exportações, mediante Lei Nº 8938 de junho de 2001.

Desta maneira, ProCórdoba foi concebida como uma sociedade de economia mista na que os setores públicos e privados interagem promovendo a política comercial externa e a inserção internacional das empresas.

Seu Diretório está conformado pelo Governo da Província de Córdoba, Municípios e Câmaras empresariais dos diferentes setores produtivos e regiões provinciais.

A Agência tem competência em todo o relativo à promoção do comércio exterior com o objetivo de consolidar a base exportadora da província e de conseguir um crescimento sustenido das firmas e dos produtos nos mercados internacionais.

Missão

-Promover a Oferta Exportável da Província, priorizando sua diversificação e maior valor agregado.

-Facilitar o processo de internacionalização das empresas, particularmente às PMEs.

-Fortalecer a cultura exportadora.

Visão

“A Agência ProCórdoba é a organização público-privada capaz de oferecer as melhores e inovadoras ferramentas e serviços especializados para que as empresas tenham acesso a mercados externos, enfatizando nas PMEs, conseguindo a sustentabilidade das exportações da Província de Córdoba.”

São definidas as estratégias que contribuem em conseguir a visão estratégica da Agência ProCórdoba para 2017-2019, ficando os seguintes títulos de estratégias:

1) Reorganização jurídica.

2) Medição de impacto.

3) Serviços especializados segmentados.

4) Programa Inteligência Comercial.

5) Plano de comunicação externa.

6) Presença no interior.

7) Plano de comunicação interna.

8) Política de RH.

Estas estratégias contribuem em conseguir a visão estratégica da Agência ProCórdoba.

Qualidade e prestígio

Para garantir a qualidade dos serviços oferecidos, a Agência ProCórdoba conta com seus processos certificados de acordo com o IRAM ISO 9001 e IQNET (The Internacional Certification Network). Além disso, foi galardoada com o Prêmio Fundação Export-Ar 2007 e em 2011 na categoria Serviços de apoio ao processo exportador.

Também é membro fundacional da Red. Internacional de Organizações Regionais de Promoção Comercial (RTPO) e durante 2009 exerceu sua presidência.

ALCANCE DO SISTEMA DE GESTÃO

A AGÊNCIA PROCÓRDOBA implementou e mantém um sistema de gestão com o seguinte alcance:

Prestação de serviços de assessoria técnica em comércio exterior, desenho, desenvolvimento e execução de missões comerciais diretas e inversas e eventos relacionados com o comércio exterior para a promoção do comércio e internacionalização de pequenas e médias empresas (PMEs).

PROPÓSITOS

Para cobrir a crescente demanda de produtos por parte de mercados externos, as empresas requerem de políticas que as acompanhem no processo de exportação. Neste sentido, a Agência ProCórdoba se torna um agente facilitador da internacionalização das empresas cordobesas cumprindo com as seguintes linhas de ação:

- Oferecer apoio técnico-operativo em todas as disciplinas e atividades relacionadas ao Comércio Internacional. 

- Fortalecer e diversificar os negócios internacionais induzindo à geração de maior valor agregado nas exportações. 

- Concretizar uma eficiente internacionalização das empresas bem como a inserção da oferta econômica da Província nos mercados externos. 

- Promover a criação de estratégias associativas de exportação, com objeto de aumentar a presença exterior de produtos da Província. 

- Capacitar ao empresariado, com o objetivo de fortalecer as possibilidades reais de inserir-se internacionalmente: incorporando maior conhecimento sobre seu produto, mercados mais adequados e possibilidades mais concretas para chegar aos negócios pretendidos. 

- Propiciar a realização de convênios com instituições nacionais e internacionais de apoio, com o objetivo de favorecer a cooperação internacional. 

- Gestar a instrumentação de políticas públicas ativas, como elemento dinamizador que aumente a competitividade das PMEs nos mercados externos.

Partners ProCordoba